Seja Bem-vindo, este é um fã blog que tem o intuito de manter os fãs de IVETE SANGALO bem informados.

Carreta doada por Ivete Sangalo é usada para exames de mamografia

Veículo vai ficar na Rua do Porto até sábado (29)

Uma carreta doada pela cantora baiana Ivete Sangalo ao Hospital do Câncer de Barretos vai estar em Piracicaba nesta sexta-feira (28) e sábado (29) para a realização dos exames da mamografia, papanicolau e próstata. A carreta ficará na Rua do Porto, em frente ao Casarão do Turismo. O veículo vem à cidade por conta de uma parceria entre a Associação Ilumina e o hospital.

Nos dois dias, 500 exames de cada especialidade serão feitos. “É importante lembrar que os exames foram agendados antecipadamente. Então, por exemplo, para mamografia não há mais vaga”, disse a fonoaudióloga da Ilumina, Fernanda Lopes. Entretanto, ela confirma que ainda há vagas para a realização de papanicolau e exame de próstata.

O atendimento vai acontecer das 8h às 16h. Fernanda salienta que ainda que a pessoa não tenha conseguido marcar um dos exames, a realização é uma boa oportunidade para se aprender sobre diversos assuntos. “Não serão apenas os exames. Vai ter barraca onde se falará sobre tabagismo, barraca de oncologia, o pessoal da FOP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba) também vai fazer exame bucal”, completou a fonoaudióloga.

A iniciativa integra o “Outubro Rosa”, um movimento Mundial que estimula as mulheres a realizar a mamografia anualmente. Essa é a medida de maior impacto na diminuição da mortalidade por câncer de mama. Para representar esse movimento, vários monumentos são iluminados de rosa, como a Torre Eiffel e Cristo Redentor.

Números
Para o ginecologista e diretor do Centro Especializado em Saúde da Mulher Ronaldo Moschini, a realização do exame é fundamental e de extrema importância para que se detecte nódulos que são imperceptíveis com o exame de toque, permitindo, assim, o diagnóstico precoce do câncer de mama.

A Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba informou que, de 2004 a 2010, o número de exames do câncer da mama na rede pública da cidade cresceu 280%. No ano passado, 20.289 mamografias foram feitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para ter acesso ao exame de mamografia, a paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde ou o Programa de Saúde da Família para agendar uma consulta com o médico que solicitará o exame.

Fonte:EPTV.com
@ThommGhyramme

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s