Seja Bem-vindo, este é um fã blog que tem o intuito de manter os fãs de IVETE SANGALO bem informados.

Programação do centenário de Juazeiro do Norte, conta com show de Ivete Sangalo


A comemoração dos 100 anos começa às 5 horas do dia 22, com alvorada festiva. O Município acorda para o seu primeiro centenário. O dia de festa conta com programação que envolve desde o momento oficial ao show da cantora Ivete Sangalo, à noite, e deverá reunir milhares de pessoas no Parque de Eventos. Um ato cívico e o desfile da Identidade Centenária acontecerão a partir das 8 horas, com palanque das autoridades montado em frente à Praça Padre Cícero. A festa foi aberta no último dia 17, com programação de shows no Parque de Eventos. Nas atrações da noite ainda apresentam-se artistas juazeirenses, como Luiz Fidélis e Maurício Jorge.

Haverá o canto de parabéns e o corte do bolo comemorativo dos 100 anos da cidade às 18h30, na Praça dos Romeiros. Uma solenidade de comendas e homenagens acontece no Memorial Padre Cícero, com o lançamento de selos e carimbos. No dia 23, a programação continua com encontro de ex-alunos dos Salesianos, no próprio colégio e, às 9 horas, a inauguração do busto de Floro Bartolomeu, no cruzamento da Rua Padre Cícero com a Dr. Floro.

Todos os eventos relacionados ao centenário da cidade culminaram, conforme o presidente da comissão, Geraldo Barbosa, com a festa do dia 22 e efetiva participação em seminários, debates, mostras, exposições de artistas plásticos, dentre outros. As comemorações acabaram assumindo um sentido que tinham como principais objetivos o resgate dos fatos históricos do processo de emancipação de Juazeiro; a promoção da autoestima do juazeirense; o reconhecimento e a exaltação dos valores e personagens da história do Município e levaram, junto nesse processo, o reconhecimento da nação romeira.

Referência
A cidade de Juazeiro do Norte, com a sua cultura, religiosidade, economia e desenvolvimento passou a ser referência para os seus próprios habitantes. As discussões nos últimos meses ficaram mais dentro dessa nova realidade que o Município vivencia: a terra que segue o ideal de desenvolvimento iniciado pelo Padre Cícero.

O Cine Ceará, pela segunda vez no interior do Estado, decidiu centralizar o tema do evento que também acontecia de forma paralela em Juazeiro, “Religião e Religiosidade no Cinema”. Mas nem todos os projetos previstos para serem inaugurados até o dia 22 de julho foram cumpridos. Um deles é o da Praça do Centenário, que seria um marco dos 100. Além desse, arcos nas principais entradas da cidade e no caminho do Horto.

Segundo o pesquisador Daniel Walker, um dos integrantes da Comissão do Centenário, – que começou a trabalhar em 2009 com reuniões voltadas para ideias e projetos das comemorações -, assim que o grupo de 13 pessoas foi nomeado iniciou-se o trabalho. Foram feitos muitos debates. As ideias foram catalogadas, discutidas e avaliadas. “As viáveis foram aprovadas”, afirma.

Ideias
Um pacote com todas as ideias e formas de operacionalizá-las foram repassadas para o prefeito da cidade, Manoel Santana. “O que eu lamento é chegarmos até o centenário e não podermos inaugurar nenhuma grande obra”, diz. Ele acrescenta que foram realizadas muitas ações pequenas e nenhuma grande, que marque com mais efetividade a data. “Gostaria que alguma coisa ficasse como um ícone, mostrando que aquilo significa a comemoração do Centenário de Juazeiro. Como ocorreu com as obras do cinqüentenário”.

Walker destaca o empenho da comissão, que trabalhou em tempo hábil. Era uma comissão apolítica e não remunerada. Destaca que a população atendeu ao chamamento. Uma das sugestões era a criação do museu da cidade. Ele acredita que essa é uma ideia que ainda precisa ser realizada. A divulgação da festa para todo o Brasil seria outro ponto alto. Faltam filmes, vídeos, documentários. As exposições e os simpósios, que seriam três, para falar do desenvolvimento da cidade ainda não aconteceram.

EVENTOS


Lançamentos de livros e exposições
O lançamento de livros, exposições sobre o centenário e eventos que marcassem a data, o Cone Ceará, estivera entre as realizações da festa. O coordenador executivo da comissão, José Carlos dos Santos, afirma que muitas outros eventos serão realizados durante o ano do centenário, que apenas se inicia.

A Comissão Organizadora do Centenário de Juazeiro do Norte lançou, ontem, os 15 livros de autores integrantes da Coleção Centenário, além de relançamentos e publicações de teses relacionadas ao tema do Padre Cícero e Juazeiro do Norte. O ato aconteceu foi realizado à noite, no Memorial Padre Cícero, como parte da festa pelos 100 anos de Juazeiro e vai ser presidido pelo prefeito Manoel Santana.

Foram duas reedições, três livros inéditos e dez com textos acadêmicos com lançamentos terça-feira. Outros cinco volumes de edições e reedições, segundo o Coordenador Executivo, estão com datas agendadas para lançamentos entre os meses de setembro e outubro por ocasião dos 100 anos da posse de Padre Cícero como prefeito.

Os títulos foram definidos pelos membros da comissão, durante um ano de trabalho, e as impressões tiveram total apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Ao todo, são 20 obras que permitirão ao leitor um passeio pela história de Juazeiro e do Padre Cícero. As edições foram elaboradas ou reeditadas por autores locais e de outros Municípios.

Parque de Eventos
Durante a semana do centenário, foi realizada uma programação com seis atrações artísticas que se revezaram nos palcos do Parque de Eventos Padre Cícero em comemoração aos 100 anos de Juazeiro do Norte, de 17 a 24 de julho. Essa foi uma parte da programação, já que a outra parte estava mais ligada a atos cívicos como desfiles, liturgias, lançamento de livros, exposições fotográficas, palestras, inaugurações de obras, apresentações folclóricas e muito mais.

O acesso ao Parque de Eventos Padre Cícero aconteceu com a oferta de um quilo de alimento não perecível. A abertura contou com cerca de 50 mil pessoas, com show e bênção do padre Reginaldo Manzotti, no último domingo. A programação será encerrada com o apresentação da cantora baiana, Ivete Sangalo.

Postado por: @lovalverde

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s